domingo, 21 de setembro de 2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Visita ao Oi Futuro





Tivemos que visitar o Museu de Telecomunicações do Oi Futuro.
Foi bem interessante já que atende a uma proposta de interatividade com a pessoa que vai ao museu. O museu possui um espaço muito pequeno, mas ao mesmo tempo um monte de informações contidas em vídeos, áudios e alguns textos.
Há vários ambientes, tal como a sala dos profetas, a linha do tempo e o espaço com a bola.Provavelmente o que mais gostei foi o instrumento musical que você regula a intensidade do som de acordo com a proximidade de sua mão no instrumento.A gravidade do som também se altera à medida que aproxima-se a mão.Foi o que mais percebi uma interatividade.
No resto do museu a interatividade era mais restrita, mas mesmo assim gostei de tê-lo visitado.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Arx Portugal

Histórico rápido e informações relevantes
ARX ou ARchiteXture. arquitetura, Texto, Textura. A gênese dos ARX Portugal está nestas palavras, no que representam. Fundada por Nuno e José Mateus, a Arx já foi introduzida no panorama nacional como uma nova forma de ver/fazer arquitetura. A estratégia de desenho dos seus projetos aparece quando trabalham a percepção, o estímulo no movimento ou a malha e o diagrama, assim como o objeto, elemento importado, ou ainda uma forma no espaço, sempre fragmentada, tanto pelo deslize como pela fractura, sempre estudando tensões, procurando-as principalmente na dicotomia estabilidade/instabilidade. Procuram ainda incluir no processo, o mais cedo e rigorosamente possível, a parte construtiva. E há ainda a maquete, a primeira construção, a primeira resistência ao tempo; abranda-o. É um elemento que facilmente dissipa dúvidas. Por isso a sua produção incessante, do início ao fim. Começam com maquetes embrionárias, onde estudam a vibração de uma massa que ainda não é volume definido. Recorrem, depois, a construção de sucessivas maquetes para extraírem uma síntese da idéia formal. Por fim, as de carácter mais construtivo, aproximando-se do real. Por vezes, a maquete final, para comunicar.
-----------------------------------------------------------------------------

Finalmente, o que foi proposto na aula foi fazer uma fita contendo as diversas obras e projetos do arquiteto ou escritório de arquitetura que foi escolhido para cada aluno. Posteriormente essa fita se tranformará num panorama. :)






terça-feira, 2 de setembro de 2008

Arquitetura Instantânea

Dia 29 de agosto foi a entrega da modificação da sala de plástica da Escola de Arquitetura.
A proposta inicial foi de que nós fizessemos uma arquitetura instantânea na sala, remanejássemos os móveis já existentes e decorássemos como quizéssemos.Foram solicitados alguns ambientes que deveriam existira na sala como uma área de estudos, de descanso, sala de aula, projeção, exposição e internet.
Acho que conseguimos fazer tudo o que foi solicitado e o resultado ficou muito bom.
Esse trabalho me mostrou como de fato se realiza um projeto, e mais que isso, como executá-lo.Apesar do cansaço e do desespero para entregar a sala a tempo, no final das contas a sala ficou bem legal e a experiência foi muito válida.








As autoras.

Apresento-lhes Julian Beever

Julian Beever é um artista inglês de Chalk art que cria desenho tridimensionais utilizando giz como material. É um trabalho que se utiliza da técnica de projeção conhecida como anamorfose. Esta técnica cria uma ilusão de ótica 3D quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo.
Seus desenhos são muito reais e ele leva cerca de 3 dias para finalizar cada desenho.
Frequentemente ele é chamado de Pavement Picasso. O__o
Seguem algumas fotos do trabalho de Julian: